O agendamento deve ser feito com a apresentação dos documentos abaixo listados à Secretaria, com antecedência de pelo menos 30 (trinta) dias.

Para efetuar o agendamento da Defesa, o aluno deve efetuar as seguintes etapas:

1. Atualizar e imprimir Currículo Lattes

2. Obter e preencher os seguintes formulários no site do Programa:

3.  Encaminhar para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a solicitação de Agendamento de Defesa, em formato word,  br_office ou rtf, devidamente preenchida.

4. Obter assinatura do Prof. Orientador na solicitação de Agendamento de Defesa.

5. Entregar na Secretaria do Programa, os seguintes documentos, devidamente preenchidos e assinados, quando aplicável:

- Currículo Lattes

- CD contendo cópia da Dissertação

- Diploma de Doutorado do examinador externo que ainda não conste da lista de Professores Examinadores Credenciados para participação em Banca Examinadora do Programa.

  •  Observações:

a. No formulário Autorização para Divulgação não é necessário informar o CPF dos membros da Banca Examinadora. Essa informação poderá ser preenchida pelos membros da Banca no dia da Defesa.

b. Todos os formulários devem ser preenchidos, assinados e entregues em mídia impressa na Secretaria do Programa (o formulário Autorização para Divulgação deve ser entregue em duas vias impressas). 

c. A Comissão Examinadora da Dissertação de Mestrado é constituída de no mínimo 3 (três) membros, todos com a titulação de Doutor ou equivalente e pelo menos um externo à UFF. A maioria dos membros da banca examinadora precisa ter índice h (Base Scopus) maior ou igual a 3.

d. A Comissão Examinadora da Tese de Doutorado é constituída de no mínimo 5 (cinco) membros, com titulação de Doutor ou equivalente, dos quais no mínimo 2 (dois) devem ser externos à UFF A maioria dos membros da banca examinadora precisa ter índice h (Base Scopus) maior ou igual a 5.

e. Verificar se os particiapantes externos atendem ao prescrito na Resolução TPP 01/2019 que trata dos requisitos para participação em Banca Examinadora. (link de acesso:  Resolução 04/16: requisitos para participação de Banca Examinadora)

f. No caso de algum examinador externo da Banca Examinadora não constar da lista de docentes/pesquisadores Credenciados no Programa como Partipantes externos: Membros de Banca Examinadora, o aluno deve anexar uma cópia do diploma de Doutorado (frente e verso) deste participante da banca.

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