VII Congresso de Sistemas Lean

10 – 11 de Novembro, 2017 - Local: Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

O Congresso de Sistemas Lean é um evento que originalmente visava a integração de universidades, empresas e entidades científicas no Sul do Brasil, possibilitando o intercâmbio de informações referentes a ensino, mercado de trabalho, projetos de pesquisa e extensão através da interação dos diversos grupos de pesquisa da região Sul. Iniciado em 2007, o encontro tinha a pretensão de ocorrer bianualmente, sendo que nas últimas edições, pela grande aceitação e participação do meio acadêmico e empresarial, decidiu-se pela periodicidade anual.

As primeiras três edições foram organizadas pelo Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos - IGEA e realizados na FIERGS, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.  Abaixo apresenta-se o histórico recente do Congresso de Sistemas Lean.

Ano

Evento

Organização/local

2007

I Congresso de Sistemas Lean / Fórum Sul Brasileiro

Porto Alegre – FIERGS / Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos - IGEA

2009

II Congresso de Sistemas Lean / Fórum Sul Brasileiro

Porto Alegre – FIERGS / Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos - IGEA

2011

III Congresso de Sistemas Lean / Fórum Sul Brasileiro

Porto Alegre – FIERGS / Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos - IGEA

2014

IV Congresso de Sistemas Lean / Fórum Sul Brasileiro

Porto Alegre – Dpto. de Eng. de Produção – UFRGS e FIERGS 

2015

 

V Congresso de Sistemas Lean / Fórum Sul Brasileiro

Florianópolis – Dpto. de Engenharia de Produção - UFSC 

2016

VI Congresso de Sistemas Lean / Fórum Sul Brasileiro

Curitiba – Prog. Pós-graduação em Eng. Produção e Sistemas – UTFPR

 Edição atual: VII Congresso de Sistemas Lean – Niterói  (2017)

O Lean Manufacturing foi originalmente desenvolvido pelo executivo da Toyota Taiichi Ohno como um dos pilares do Sistema Toyota de Produção, nos anos 50 do século XX, e possuía como foco principal  a redução de desperdícios. Posteriormente, estes conceitos se expandiram para além da manufatura, sendo aplicados também a serviços e a construção e montagem industrial.

Considerando o atual momento econômico do País torna-se de extrema importância a realização de um evento em que se  compartilhe os principais avanços no âmbito da produção enxuta.  Neste contexto, a  expectativa é que este evento tenha um alto poder multiplicador e difusor de um conhecimento de grande valia e utilidade para a Sociedade.

Após a realização de seis edições do evento na Região Sul do Brasil,, esta Sétima Edição do Congresso de Sistemas Lean, busca estender geograficamente a abrangência do evento para regiões além do Sul do Brasil, amplificando a reverberação das discussões junto aos segmentos acadêmicos e empresariais em regiões onde se faça nesse necessária a melhoira dos processos de produção de bens e serviços.

Com a crescente atenção direcionada aos sistemas Lean, nos diversos segmentos empresariais, o Congresso promoverá e intensificará a soma de informações, conceitos e práticas entre todos os engajados na corrida pelo conhecimento e pela sua implementação dentro da Engenharia de Produção.

Isto ocorre alinhado ao tradicional objetivo do evento: fomentar a integração dos conhecimentos e práticas empresariais e acadêmicas, em torno dos princípios e filosofia Lean, a fim de promover o seu aprendizado e crescimento. Em particular, na edição deste ano espera-se que a centralidade geográfica da localização do evento possibilite atingir uma maior difusão do conhecimento.